Uma dificuldade muito clara para pequenas e médias empresas é medir o resultado dos investimentos em comunicação tendo retorno efetivo para as vendas, mas, será mesmo que seus esforços têm sido aplicados de forma correta?

Veja esta série de erros muito comuns para quem está começando a investir em comunicação.

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1 – NÃO CONHECER OS INTERESSES DE SEU PÚBLICO

Sabe aquela pessoa que você acha maravilhosa, mas que não consegue desenvolver um assunto com ela? Seu cliente pode estar pensando isto sobre você!

O primeiro passo de uma comunicação assertiva é saber para quem se está falando. Se você já tem esta resposta e mesmo assim não vem tendo bons resultados, o erro pode estar no assunto e na forma que você diz.

O ideal é repensar as estratégias e buscar uma forma de diálogo que seja o mais próximo possível de seu público. De nada adianta tentar vender para a classe D com imagens que remetem à classe A.

2 – APLICAR A FALSA ECONOMIA

Para pequenas e médias empresas, a indisponibilidade de verba na maioria das vezes é um dos principais impulsionadores daquele famoso “jeitinho brasileiro”, mas considerando o mercado corporativo ele pode ser um tiro no pé.

Para economizar, é comum que os investimentos em comunicação sejam deixados para outro momento, mas este é um erro grave.

Se seu banner, e-mail marketing, ou mesmo fan page do Facebook são feitos sem que haja cuidado de um especialista, você pode acabar mostrando para seu consumidor que seu produto, assim como sua comunicação, é algo mal feito e sem qualidade.

Por isso, o melhor a se fazer é ter um profissional que vá te ajudar a aplicar de forma correta seu investimento.

3 – ACHAR QUE UM PROFISSIONAL É SEMPRE MUITO CARO

Este é um dos mitos que rondam a comunicação. Engana-se quem pensa que contratar uma agência é privilégio de grandes corporações quem tem faturamentos altíssimos.

Os custos do trabalho de uma agência de comunicação são condizentes com o tamanho da demanda do cliente. Obviamente as grandes empresas fazem um grande investimento em publicidade porque precisam de uma comunicação muito mais intensa do que as pequenas e médias empresas. Além disto, existem agências que são especializadas em comunicação para pequenas empresas e por isso conhecem melhor a realidade deste perfil de organização.

4 – NÃO CONHECER OS CANAIS DE COMUNICAÇÃO ADEQUADOS

Nem sempre a empresa de bons resultados é aquela que anuncia em vários canais, tem perfis em todas as redes sociais e está nos outdoors pela cidade. Se você está investindo em comunicação sem pensar de forma estratégica no canal utilizado, pode estar perdendo dinheiro.

Seu consumidor está onde sua marca está? Seu banner é lindo, mas seu público o vê?

Se você não sabe responder a estas questões é hora de parar pra pensar, e se necessário, buscar ajuda.

5 – NÃO GERAR LEADS

Seu mailing é desatualizado ou é cheio de contatos que considera seu conteúdo spam? Então é hora que começar a investir em leads.

Os leads são uma base de contatos criada a partir da disponibilização de conteúdo relevante para seu segmento. Este conteúdo pode ser um desconto, uma informação interessante, um curso ou qualquer outro mecanismo que chame a atenção de seu público.

A partir da geração de leads é possível criar relacionamento com pessoas realmente interessadas em seu produto e serviço e assim potencializar as vendas.

6 – NÃO APLICAR OS PLANOS IDEALIZADOS

Boas ideias não valem de nada se não saírem do papel!

Se você já sabe o que deve fazer, mas não consegue colocar em prática, esta é a hora de montar seu plano de marketing, e assim, definir a melhor estratégia para chegar a bons resultados de forma mais fácil. Não sabe como fazê-lo? Vai gostar de ler este artigo: Como desenvolver um plano de marketing?

Agora que você já sabe como não errar é hora de colocar a mão na massa!

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